Chuvas e trovoadas no mundo Cloud

Imagino que tenha acompanhado nas últimas semanas as discussões em torno da IA (Inteligência Artificial), bem como os eventos criminosos em torno do universo Cloud Computing. Caso não tenha acompanhado, aproveito para te atualizar. 

Hackers estão atacando ativamente servidores Vmware ESXi que estão sem correção de uma vulnerabilidade de execução remota de código identificada a dois anos atrás, o que tem deixado grandes operações fora do ar.

Quando falo em grandes, refiro-me a datacenters estruturados e que estão fora do ar há dias, especialmente aqui no Brasil. O resultado são muitas empresas sem acesso aos dados e sem trabalhar em pleno fechamento de mês (o problema começou na quarta, dia 29 e até o momento não foi solucionado).

Fora do Brasil, a Itália teve o serviço de internet interrompido em todo o país, o que afetou também a operadora Telecom Itália, sem clareza se as interrupções dos serviços estavam relacionadas aos ataques de ransomware que se iniciaram em fevereiro.

Desde então, mais de 3.500 servidores VMWare tem todo o mundo foram comprometidos, com EUA liderando com 47% do número de ataques sofridos, seguido pela Itália com 8%, Austrália 8%, com Brasil e Alemanha com 6% cada respectivamente.

Da nossa parte, asseguramos que a M2 Cloud & Security vem monitorando esses eventos com total atenção, e, por isso, tranquilizamos nossos clientes, que receberam um comunicado hoje.

Nossos servidores encontram-se em perfeito estado de funcionamento e atualização e são monitorados ativamente pelo nosso time, gerenciados diretamente pelos sócios da empresa.

Mundo cloud

Recentemente, iniciamos a migração dos nossos serviços para ambientes hospedados em SP. Esse movimento, além de diminuir a latência e oferecer maior velocidade aos nossos clientes, teve por objetivo, mitigar o risco em caso de problemas de paralisação, oferecendo uma solução de Disaster & Recover mais assertiva e no menor tempo possível, em respeito ao nosso contrato de SLA.

Contatamos os datacenters que tiveram seus ambientes paralisados e nos colocamos a disposição para ajudar no que fosse necessário, seja com mão de obra, servidores virtuais para alocação de serviços essenciais ou storages para que os clientes desses datacenters pudessem acessar seus dados através da nossa cloud.

Infelizmente, como discutimos por aqui, é muito difícil identificar e penalizar ciber criminosos como esses, mas, como comunidade cloud, estaremos sempre unidos para evitar ou minimizar os prejuízos ao ambiente de negócios.

Se você conhece algum empresário, CIO, diretor de TI que está passando por esse tipo de problema, repasse essa mensagem a ele e diga que estamos solidários e disponíveis para ajudar.

Este comunicado foi enviado hoje a todos os clientes da M2 Cloud & Security, empresa da qual sou sócia. Temos um trabalho árduo de prevenção e segurança que nunca termina. Nunca sofremos qualquer incidente de segurança em nossas operações cloud e atuamos para que assim permaneça.

Reiteramos nossa solidariedade e apoio as empresas afetadas. É um cenário realmente lastimável.

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