Hoje, vamos falar sobre gestão de TI. No mundo atual, rápido e impulsionado pela tecnologia, cada empresa está se tornando cada vez mais dependente dos recursos de TI (Tecnologia da Informação) para se manter competitiva. Portanto, é fundamental que as empresas tenham uma estratégia de gerenciamento de TI. bem definida. O gerenciamento técnico de TI se concentra principalmente nos aspectos operacionais da infraestrutura de TI Por outro lado, o gerenciamento estratégico de TI alinha os serviços disponíveis com a estratégia geral da empresa. Neste artigo, discutimos as diferenças significativas entre esses dois modelos de gerenciamento de TI e como identificar qual modelo sua empresa adota. Além disso, compartilharemos algumas melhores práticas para ajudá-lo a migrar do gerenciamento técnico para o gerenciamento estratégico de TI.
Gestão técnica de TI
O gerenciamento técnico de TI se concentra principalmente na manutenção e suporte à infraestrutura de hardware e software, componentes da área de TI Trata de garantir que tudo esteja funcionando corretamente, corrigindo falhas, garantindo o funcionamento e solucionando problemas técnicos. O gerenciamento técnico de TI é benéfico nas fases iniciais das empresas em que a infraestrutura de TI estão sendo estabelecidos. No entanto, pode se tornar um obstáculo à medida que o negócio evolui.
Gestão estratégica de TI
O gerenciamento estratégico de TI, por outro lado, alinha os recursos e serviços de TI com os objetivos e estratégias globais da empresa. É projetado para apoiar iniciativas e o crescimento do negócio. O gerenciamento estratégico de TI opera com base em um plano de longo prazo, e cada decisão é tomada considerando seu impacto potencial nos objetivos do negócio. O gerenciamento estratégico de TI reflete a natureza competitiva do negócio, seus objetivos e sua visão e tem por objetivo promover a estabilidade do ambiente de TI a longo prazo, favorecendo o crescimento do negócio.
Melhores práticas para migrar do gerenciamento técnico para o gerenciamento estratégico de TI
Para migrar do gerenciamento técnico para o gerenciamento estratégico de TI, é necessário adotar uma abordagem mais holística em relação à infraestrutura de TI, bem como olhar para o negócio, compreendendo sua visão geral, objetivos, missão e clientes. A seguir, estão algumas melhores práticas a serem consideradas:
Desenvolva uma compreensão clara, tanto das necessidades e objetivos de seu negócio, quanto uma leitura profunda em todos os recursos de TI. A partir desse raio X, será possível planejar objetivos de infraestrutura de TI de longo prazo alinhados com a visão do negócio.
Documente a área de TI, identifique os gargalos que possam comprometer a operação, estabeleça um plano de correção e adote métricas para medir o desempenho de TI, alinhando-as aos objetivos do negócio. Enfatize o papel do departamento de TI no sucesso do negócio. Treine o departamento de TI em operações, objetivos e metas empresariais para melhor alinhar seu trabalho às necessidades do negócio.
Concluímos que o modelo de gerenciamento de TI escolhido pela empresa tem um impacto significativo no sucesso geral do negócio. O gerenciamento técnico de TI desempenha um papel crítico nas operações de TI, enquanto o gerenciamento estratégico de TI alinha os serviços de TI com os objetivos e metas do negócio. Se o seu departamento de T.I. não estiver desempenhando um papel mais holístico e estratégico em relação aos objetivos de negócios, é hora de migrar para o gerenciamento estratégico de TI.